Lamachia dá posse a Esdras Dantas na OAB Nacional.

O presidente do Conselho Federal da OAB, Cláudio Lamachia, deu posse, hoje (20/3/2017), ao presidente da Associação Brasileira de Advogados, Esdras Dantas de Souza, como membro efetivo da Comissão de Relações Internacionais da OAB Nacional.

O evento ocorreu no salão oval da OAB Nacional, no 7º andar do edifício sede, no Setor de Autarquias Sul, em Brasília.

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, ressaltou a importância da Comissão e dos trabalhos por ela desenvolvidos. Frisou ainda a atenção que deve ser dada pelo colegiado e pela Ordem às questões de integração com a advocacia de outros países e o fortalecimento da profissão para o futuro.

“Nós, do Conselho Federal da OAB, temos muito a contribuir no cenário internacional para o fortalecimento da profissão, um tema que preocupa a todos nós. Há temas que não devem ser debatidos apenas no Brasil, mas de maneira global, como por exemplo a inteligência digital, que trará muitas alterações na nossa forma de trabalho. São desafios que devem ser enfrentados, e temos a noção da importância desta comissão”, afirmou.

Presidente da Comissão, o membro honorário vitalício Marcus Vinicius Furtado Coêlho distribuiu aos advogados presentes um documento com o panorama internacional da advocacia e algumas propostas de atuação da comissão, além de destacar conquistas recentes da OAB na área, como a representatividade na Organização das Nações Unidas, a criação da carteira de consultor em direito estrangeiro e a eleição de um brasileiro, Horacio Bernardes Neto, para a vice-presidência da International Bar Association.

“As relações internacionais são fundamentais no mundo de hoje. A OAB é espelho para muitas entidades no mundo, por sua missão de cuidar tanto da advocacia quanto da sociedade, sendo a voz constitucional do cidadão. Essa representatividade é uma conquista história, fruto de várias lutas travadas em mais de 85 anos. Somos uma referência e temos que desempenhar papel maior de integração nas Américas, com os países de língua portuguesa e nos BRICS”, explicou.

Membros

Além do presidente da ABA Esdras Dantas, tomaram posse ainda os seguintes membros da Comissão:

Carlos Roberto de Siqueira Castro e João Paulo Bastos Gama, que também são conselheiros federais da OAB; Bruno Barata Magalhães, do Rio de janeiro; Horacio Bernardes Neto, vice-presidente do IAB; Arthur Pereira de Castilho Neto; Graziela Tavares de Souza Reis, presidente da Comissão na seccional de Tocantins; Suzana Fagundes Ribeiro de Oliveira, presidente da Comissão em Minas Gerais; Rodrigo Bueno Prestes da Silva, do Rio Grande do Sul; Fernando Krieg, do Rio Grande do Sul; Kaully Furiama Santos, do Mato Grosso do Sul; Clarita Costa Maia, do Distrito Federal, Hélio Maia, do Maranhão; Bárbara Bianchi, de Santa Catarina,

Esdras Dantas, membro nato (conselheiro vitalício da OAB DF), e representante da OAB no Conselho Nacional do Ministério Público, demonstrou preocupação com a atuação da Polícia Federal nas investigações da chamada operação Carne Fraca, que foi realizada de forma pirotécnica, podendo causar enormes prejuízos ao país, uma vez que já se tem notícia de que vários países estão suspendendo contratos de fornecimento de carne com o Brasil, podendo acarretar, com isso, dezenas de milhares de desemprego, bem como comprometer ainda mais a imagem do Brasil no exterior.

Na foto, em sentido horário, Marcelo Galvão, Marcus Vinicius Furtado Coelho, Cláudio Lamachia, Esdras Dantas e Clea Carpi da Rocha.

Da Redação da ABA

COMPARTILHAR