Marcus Vinicius Furtado Coelho toma posse na Academia Brasiliense de Letras.

O advogado Marcus Vinicius Furtado Coêlho, presidente de honra da Associação Brasileira de Advgados, tomou posse, no último dia 22 de agosto de 2017, como membro da Academia Brasiliense de Letras (ABL).

Nascido no Maranhão, mas criado no Piauí, o jurista, considerado por muitos como um piauiense, assume a cadeira de número XXXV, cujo patrono é o maranhense Coelho Neto, em sucessão ao Acadêmico Fontes de Alencar.

A solenidade foi conduzida pelo presidente da ABL, ministro Carlos Fernando Matias de Souza, e contou com a presença de inúmeras autoridades. Além do presidente da ABA Nacional Esdras Dantas de Souza, compareceram à posse o presidente do Conselho Federal da OAB, Cláudio Lamachia; o ex-presidente da República José Sarney; o Ministro Ricardo Lewandowisk, do Supremo Tribunal Federal; o Ministro de sempre do STF, José Paulo Sepúlveda Pertence; o governador do Estado do Piauí, Wellington Dias; o Ministro Emanoel Pereira, vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho; do Ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União; de vários Ministros do Superior Tribunal de Justiça, entre eles Humberto Martins, Ricardo Cueva, Moura Borges, Felipe Salomão, Sebastião Reis; diretores da OAB Nacional, conselheiros federais e presidentes de Secionais da OAB em todo o país, juristas, escritores, advogados, advogadas entre outros.

Durante o evento, o ex-presidente da república e escritor José Sarney fez a saudação ao novo membro da Academia Brasiliense de Letras. “Quero saudar esse homem correto e generoso, genial e avesso à vaidade, e sobretudo, o amigo, embora seja tão moço, que adquiri há duas décadas neste pôr de sol de meus dias. Marcus Vinicius vem honrar esta academia, continuando sua brilhante carreira de autor, enriquecendo nossas letras e o nosso convívio. Seja bem-vindo”, disse Sarney.

Na oportunidade, Wellington Dias parabenizou Marcus Vinicius. “Tive o privilégio de conviver na juventude com esse grande profissional que optou por crescer por meio dos estudos e hoje tornou-se um líder nacionalmente respeitado. Fico feliz em presenciar esse momento ímpar, é uma honra ter um advogado piauiense ocupando uma cadeira nesta importante entidade literária”, declarou o governador.

Marcus Vinicius Furtado Coelho

Advogado militante, formado pela Universidade Federal do Piauí (turma de 1993), com pós-graduação pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Direito Processual pela Universidade de Salamanca, Espanha. É Presidente de Honra da Associação Brasileira de Advogados – ABA.

Aos 11 anos, mudou-se com a mãe para Teresina, onde estudou no Instituto Dom Barreto, considerado pelo Enem, durante três edições, a melhor escola do país. Após formar-se em Direito, foi aprovado em primeiro lugar em concurso público para professor da UFPI.

Anualmente, a Universidade de Salamanca concede como reconhecimento aos seus alunos destacados em cada curso o Prêmio de Grado de Salamanca. O título é dado a todos os licenciados e diplomados que tenham tido excelência no rendimento acadêmico, o que ocorreu com Marcus Vinícius.
Membro do Conselho Federal da OAB, onde foi presidente e secretário-geral, desempenhou funções de presidente da Comissão Nacional de Legislação e de presidente da Coordenação do Exame de Ordem Unificado. É Membro da Comissão de Juristas para elaboração do novo Código de Processo Civil e da Comissão do Senado responsável pelo novo texto do Código Eleitoral.

É, ainda, autor dos livros “Direito Eleitoral e Processo Eleitoral” (Editora Renovar (3ª edição), “Processo Civil Reformado” (Editora Forense), e “A Inviolabilidade do Direito de Defesa” (Editora Del Rey). Membro do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), já tendo composto a Comissão de Direito Constitucional da entidade.

COMPARTILHAR