Orlando Rochadel, Corregedor Nacional do Ministério Público, visita a ABA

 

ABA recebe o Corregedor Nacional do Ministério Público.
 
O Corregedor Nacional do Ministério Publico, Dr. Orlando Rochadel Moreira, participou, na manhã de hoje (28/2/2028), da reunião mensal da Associação Brasileira de Advogados – ABA, onde proferiu palestra sobre o Conselho Nacional do Ministério Público e sua atuação como Corregedor Nacional.
 
Na sua fala destacou o papel do MP na sociedade, bem como o trabalho que vem sendo
Nacional visando atender melhor o cidadão.
 
A reunião contou com a presença de Diretores da ABA, inclusive da Paraíba e de Goiás.
 
Após a palestra o presidente Esdras Dantas pediu que o Corregedor Nacional divulgasse aos membros do MP brasileiro, a Recomendação aprovada pelo CNMP, orientando os membros do MP de todo o País a se absterem de processar advogados pelo fato de serem contratados pelo poder público, por inexigibilidade de licitação, nos termos da lei.

 

Orlando Rochadel Moreira é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (1994). Ingressou no Ministério Público do Estado de Sergipe em 1997 para exercer o cargo de 1º Promotor de Justiça Especial Criminal na Comarca de Aracaju – SE.

Dentre os diversos cargos exercidos, destacam-se: Secretário-Geral do Ministério Público do Estado de Sergipe, Presidente do Grupo Nacional de Direitos Humanos do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União, Presidente do Grupo de Acompanhamento de Fatos de Interesse do Ministério Público Brasileiro junto ao CNMP e ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Além disso, o indicado atuou como Procurador-Geral de Justiça do Estado de Sergipe nos biênios 2010-2012 e 2012-2014.

É autor do livro “Políticas Públicas e Direito à Educação”, Editora Forum, 2007. Além disso, foi palestrante em diversos eventos e professor de Direito Administrativo de pós-graduação em instituições públicas, como a Universidade Federal de Sergipe, Escola Superior do Ministério Público do Estado de Sergipe e a Escola Superior da Magistratura do Estado de Sergipe.

Em razão de suas iniciativas profissionais, foi agraciado em 2009 com a menção honrosa pelo Instituto Innovare, categoria Ministério Público, pela prática “O MP, o Estado, a sociedade civil e a construção da maior escola pública de Sergipe”.

Também recebeu, em 2014, a “Comenda de Honra do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União” pelos serviços prestados ao Ministério Público Brasileiro.

COMPARTILHAR