Posse na ABA

Na última segunda-feira (22/5/2017), tomaram posse como Diretora e Diretora Adjunta, da Diretoria do Direito Digital, da Associação Brasileira de Advogados (ABA), as ilustres advogadas Hellen Falcão e Tamiride Monteiro, respectivamente, que irão comandar, a nível nacional, a capacitação dos advogados associados em todo o pais, no que diz respeito ao Processo Judicial Eletrônico, entre outros projetos.

Hellen Falcão é advogada no Distrito Federal. Conhecida como uma das maiores especialistas em Processo Judicial Eletrônico, faz parte dos comitês de implantação do PJe do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios e ainda representa a OAB junto a outros órgãos encarregados de implantação dessa ferramenta no Poder Judiciário, inclusive no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Tamiride Monteiro, a exemplo da Dra. Hellen Falcão, é também altamente qualificada em Ddireito Digital, especialista em Processo Judicial Eletrônico. É advogada militante, nas aéreas Cível, Consumidor e Trabalhista. É conselheira da Ordem dos Advogados do brasil, Seção do Estado da Bahia, onde também exerce a presidência da Comissão de Informática Jurídica da Seccional. Atua, ainda, na área do Direito Eletrônico e Digital. É professora da Escola Superior de Advocacia.

A empossada irá cuidar, juntamente com a Diretora da Comissão, Dra. Hellen Falcão, da capacitação dos advogados associados em todo o país, no manejo do peticionamento eletrônico. Sabemos que, com a implantação do Processo Judicial Eletrônico, essa prática necessita ser passada à maioria dos advogados brasileiros. Para tanto, a ABA irá oferecer cursos de capacitação em todas as unidades da federação.

A ABA é uma pessoa jurídica, sem fins lucrativos, devidamente registrada na forma da lei, que presta serviços suplementares aos advogados associados. Fundada em 11 de agosto de 2002. Com sede em Brasília, tem como objetivos (art. 6º, do Estatuto):

a) estimular a aproximação dos advogados, no Brasil e no exterior, visando a consolidação das boas relações, cooperação e amizades entre os associados;

b) desenvolver o companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades profissionais entre os associados e de servir à comunidade em geral;

c) difundir os princípios éticos da advocacia;

d) promover a capacitação profissional dos seus associados e dependentes

e) promover projetos sociais;

f) pugnar pela boa aplicação das leis e pela rápida administração da justiça;

g) defender as Constituições federal, estaduais e a Lei Orgânica do Distrito Federal e dos municípios brasileiros;

h) defender os interesses da advocacia brasileira e outros de interesse dos advogados associados;

i) promover congressos, simpósios, seminários, palestras, painéis, cursos e eventos culturais na área jurídica, visando a melhoria da capacitação profissional dos associados e demais operadores do Direito;

j) celebrar convênios, acordos, contratos e parcerias com instituições de ensino públicas e privadas, com o objetivo de incrementar a cultura das letras e dos assuntos jurídicos dos operadores do Direito;

k) oferecer aos associados serviços que facilitem a vida pessoal e no exercício da profissão;

l) impetrar, em favor de seus associados, medidas judiciais visando proteger seus interesses;

m) outros, de interesse dos associados.

Nas fotos, registros da posse ocorrida na sede da ABA em Brasília, DF, com as presenças, ainda, do presidente Esdras Dantas e da Diretora da ABA em Águas Claras, Patrícia Carvalho.

COMPARTILHAR